Carolina Lima

Cozinhas quadradas e pequenas. Como organizar?

3 set

Semana passada, recebemos uma sugestão de postagem da nossa leitora Luana Alves que gostaria que falássemos um pouco sobre cozinhas quadradas, pequenas e com pouco gasto financeiro.

Pois bem Luana, Se você possui em sua casa uma cozinha pequena e quadrada, a melhor forma de organizá-la é formando um triângulo cujos vértices são a geladeira, a pia e o fogão, nesta ordem.  Assim, você pega o alimento na geladeira, leva a pia,  prepara e leva ao fogão para cozinhar. Se isso não for possível, a pia deve ficar entre o fogão e a geladeira. A geladeira deve ser acessada sem ter que passar pelo fogão, principalmente em casas com crianças.

Organizar a cozinha tendo em mente sua funcionalidade e as atividades que irá executar permitirá que você consiga a cozinha mais funcional possível no seu espaço. Ter uma pequena bancada perto da entrada para apoiar o que irá guardar quando chegar do supermercado é muito bom. Uma pequena bancada entre a geladeira e a pia permite que você apoie os alimentos que acabou de retirar da geladeira. Assim como outra bancada entre a pia e o fogão ajuda a próxima fase de preparação dos alimentos.

Para aumentar o espaço, você deve colocar maior número de balcões possíveis.

Outra dica interessante é incluir embutidos. Você pode ter fornos embutidos, microondas e armários para eletrodomésticos pequenos. Isso vai fazer com que a sua cozinha pareça menos tumultuada.

Armários embutidos para comidas como batatas, cebolas e pães também dão uma imagem mais limpa à sua cozinha.

Prateleiras de altura regulável são muito convenientes. Prateleiras estreitas acima do fogão também. Você também pode optar por prateleiras móveis da altura da cintura, para guardar pequenos eletrodomésticos como torradeiras. Seus eletrodomésticos pequenos podem ficar escondidos nessas prateleiras e ainda assim ficarem acessíveis.

Se não há espaço para uma despensa em sua cozinha, considere converter um armário fora da cozinha em uma pequena despensa para guardar itens usados com pouca frequência.

Bancos, mesas  e cadeiras dobráveis são ótimas para cozinhas pequenas.

Utilize as paredes para ter acessórios bem acessíveis na hora de preparar a comida. Isso facilita muito. Se houver forno separado do fogão ou lava-louças, se for possível colocá-los mais altos, permitindo abri-lo sem ter que se abaixar.

Bom Luana, espero ter ajudado você de alguma forma na elaboração de sua cozinha.

Abraços e boa sorte em suas escolhas!

01 comentário

  1. Fabiana Daniella 16 de janeiro de 2013 at 10:55 #

    Olá Carolina!!!

    Estou comprando um apartamento (apertamento, rsrs) e estou muito preocupada com a cozinha. Ela é americana com área de serviço junto.
    Detalhe: É quadrada, em frente a pia tem uma janela grande e o lugar onde fica o tanque e máquina de lavar também tem janela.
    Não sei se complica mais ainda, mas, o apartamento é todo comprido, delimitando ainda mais o espaço.

    O que eu faço????

    Abraços, Fabiana

Deixe o seu comentário

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.