Carolina Lima

Cores nos ambientes: Vermelho e Laranja

21 mai

O Vermelho:

A cor vermelha nos sugere paixão e intensidade. Significa vitória e sensualidade. No entanto, quando em excesso, torna-se um tom agressivo.

No entanto não é a cor ideal para ambientes onde as pessoas permanecerão por longo período de tempo.

É uma cor que tem bastante energia. Faz a pessoa se sentir intrépida, ousada, poderosa, corajosa. Todos nós precisamos de um pouco de vermelho em nossa aura para motivar-nos. Seus tons e matizes sugerem muitas características. Desde a determinação e vontade de cuidar dos outros à insensibilidade, violência e egoísmo. Quando esta cor é usada com equilíbrio, seu efeito é muito positivo. Para isso, devemos usar o verde, o amarelo-dourado que significa sabedoria ou o azul, que vai esfriar um pouco o vermelho. Locais como teatros, restaurantes, bares e cassinos podem ser deliberadamente decorados com vermelho, pois esta cor estimula o apetite e nos faz perder a noção do tempo.

Tons fortes de vermelho em ambientes pequenos podem torna-lo claustrofóbicos.

Por ser uma cor quente ela não é tão apreciada pela a maioria das pessoas. Pode ser usada em salas de estar, em detalhes ou para valorizar uma parede.

Tons de rosa são femininos e podem estimular o afeto e a comunicação entre as pessoas. Os tons mais quentes evitam a apatia e podem ser utilizados em objetos para aquecer um ambiente frio.

A cor Magenta é viva e dramática. Encoraja a introspecção e ajuda a induzir mudanças.

O Laranja 

A cor laranja nos sugere Fartura e vigor. Impulsiona a energia e a criatividade e intensifica a impressão de calor.

Em ambientes, o tom desperta o apetite, a descoberta e o desenvolvimento da criatividade bem como ajuda a amenizar a dificuldade de comunicação. Traz aconchego, as pessoas que entram num ambiente com tons alaranjados tendem a se sentir acolhidas.

Ajuda a pessoa a despertar seu potencial, defender seu próprio ponto de vista e ser mais confiante.

É uma cor de grande vitalidade e pode ser usada em lanchonetes, restaurantes, etc.

O laranja-escuro deve ser usado com moderação, pois pode causar uma sensação de desamparo e insegurança.

O laranja-claro proporciona uma sensação de conforto, alegria e expressividade.

2 comentários

  1. Nilson Martins 21 de maio de 2012 at 16:37 #

    Importante, inclusive os clientes, saber a capacidade de gerar sensações que uma cor possui. Lugares deixam de ser espaço quando produzem sensações e muitas delas a nível de inconsciente. Parabéns pela abordagem.

  2. daylane 14 de novembro de 2012 at 16:52 #

    minha cozinha e conjugada com a copa e o que separa é uma bancada de marmore preta a cozinha coloquei ceramica vermelha e branca onde fica o fogao pastilha vermelha ,mas tenho sanca fechda na copa e nao sei que cor cobinaria com a ceramica vermelha da cozinha e que coe pintar a sanca gostaria que me enviasse fotos ,gostei da cor laranja combina as core entre si obrigada daylane

Deixe o seu comentário

Política de moderação de comentários
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários; portanto, o autor deste blog reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.